Consultoria Empresarial

Serviço especializado e diferenciado

ESPECIALISTA
A MINOR HOTELS® fornece um serviço especializado e diferenciado de consultoria empresarial para hotéis, pousadas, escritórios de arquitetura, restaurantes e empresas públicas ou privadas do setor do turismo. Sua visão sobre as necessidades do cliente é estratégica, voltada para a solução de problemas e para a busca de novas oportunidades de investimentos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

​A MINOR HOTELS® realiza serviços em três das principais áreas dos setores imobiliário e hoteleiro: 

Consultoria empresarial, negócios e produtos.

CONSULTORIA DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS, HOTELEIROS E TURÍSTICOS

  • PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDIMENTOS:

Identificação, Escolha e Negociação de Terrenos, com aplicação de conhecimentos mercadológico, imobiliário, construtivo, jurídico e de políticas urbanas.

Estudos de Viabilidade de Mercado e Econômico-Financeira:

Estudos de Mercado e de Vocação Imobiliária, com base em pesquisas, banco de dados próprio e pesquisas quantitativas e qualitativas em profundidade, possibilitando aprofundada análise de mercado – oferta e demanda – e definição de produtos.

Estudos de Viabilidade Econômico e Financeira, através montagens de fluxos de caixa e análise de risco.

  • Avaliações Imobiliárias e Hoteleiras.
  • Definição e Desenvolvimento de Produtos.

Gerenciamento de Empreendimentos, através da definição de construtoras, dos processos construtivos, acompanhamento da montagem da incorporação e das obras.

​Assessoria a pequenos grupos hoteleiros estruturados, planejando empreendimento dentro de seus parâmetros arquitetônicos e operacionais em empreendimentos novos, em construção ou em operação.

Assessoria para Captação de Investimentos:

  • Elaboração de Projetos Financeiros.
  • Elaboração de Valuation.
  • Identificação de Veículo de Captação de Recursos.
  • Assessoria para Captação.

Negócios Imobiliários

VENDAS E ARRENDAMENTO DE HOTÉIS E POUSADAS:

  • ​Assessoria na venda de hotéis e pousadas em operação.​
  • Elaboração de Valuation.

Canais Especializados

A MINOR HOTELS® é especializada na intermediação dessas negociações, diferente dos sites de reserva de hospedagem (como Booking ou Airbnb): 

HotelMarket: Somos focados em negócios hoteleiros, oferecendo oportunidades de compra, venda e investimento em hotéis e pousadas.

Compra e Venda de Hotéis: Possuímos portfólio específico para esse tipo de transação comercial com expertise no setor hoteleiro oferecendo consultoria e intermediação para a venda ou arrendamento desses negócios, e sempre trabalhando com carteiras de clientes confidenciais.

Arrendamento (Aluguel Comercial)

O arrendamento de uma pousada ou hotel funciona através de um contrato formal onde o proprietário (arrendador) cede o direito de uso e gestão do negócio a outra pessoa ou empresa (arrendatário), em troca de um valor mensal ou percentual dos lucros. 

É uma alternativa para quem deseja operar um negócio hoteleiro sem o alto investimento inicial da compra do imóvel e das instalações.

Nosso modelo de contratos de arrendamento é regido por cláusulas específicas que definem as responsabilidades de ambas as partes, o prazo de vigência, e as condições de manutenção do bem.

Pontos de Atenção

Avaliação do Negócio: Tanto para venda quanto para arrendamento, realizamos uma análise detalhada da viabilidade financeira, infraestrutura, localização e potencial de lucro do empreendimento.

Aspectos Legais: As transações envolvem contratos complexos e legislação específica para imóveis comerciais e negócios em funcionamento. A MINOR HOTELS® possui assessoria jurídica especializada.

Localização: Não importa em qual cidade ou Estado brasileiro. A MINOR HOTELS® domina intimamente vasto conhecimento nesse quesito e sabemos que localização é um fator chave para o sucesso. Em todo o Brasil há diversas opções de pousadas à venda e para alugar, com preços e características variadas dependendo da proximidade da praia e da infraestrutura local.

Desenvolvimento de Projetos

SERVIÇOS DESENVOLVIDOS PELA MINOR HOTELS®

Desenhar modelos de negócios hoteleiros, independente de seu tamanho ou estrutura, contribui significativamente a pensar de forma estratégica e a longo prazo o desenvolvimento de empreendimentos, indo muito além de um business plan.

Tendência da Hotelaria no Brasil

A previsão de investimento hoteleiro nos próximos três anos é da ordem de R$ 34,8 bilhões, de acordo com o estudo “A Indústria Hoteleira no Brasil – Análise Setorial do Segmento de Hospedagem”. 

As razões para o investimento nesse setor são diversas. Empresas cujo foco não seja construção de hotéis podem detectar uma oportunidade no mercado e investir em um ou poucos empreendimentos desse tipo. Outras empresas, no entanto, investem frequentemente no segmento. 

Seja qual for o tipo de investimento, não se deve ignorar que apenas em hotéis, pousadas e resorts o País possui cerca de 30 mil empreendimentos e para concorrer no segmento é fundamental um planejamento refinado para o produto valer a pena para os compradores que, em geral, são empresários, pequenos industriais e profissionais liberais, com fins de investimento ou moradia.

Como é desenvolvido um projeto MINOR HOTELS®?

Nosso processo começa com um estudo de viabilidade, a partir da definição do destino, potencial turístico e as tendências de crescimento. Além disso, a localização, o acesso e a visibilidade do entorno são levados muito em conta. Somente com esses dados em mãos o terreno da unidade hoteleira deverá ser escolhido.

Definida a vocação do terreno para se tornar um MINOR HOTELS®, um estudo mercadológico deve identificar o padrão, tipo de público e turismo que o empreendimento deve enquadrar. Utilizaremos a composição de segmentos. Cidades como Salvador e Rio de Janeiro, por exemplo, são destinos de lazer, eventos e negócios e um hotel com todas essas características quebra o fator sazonalidade.

Esses dados possibilitam identificar em que mercado estará inserido, bem como as características do hóspede.

Essas informações são as ferramentas para se fazer um estudo de viabilidade econômico-financeiro e um fluxo de caixa durante os cinco primeiros anos de operação de um MINOR HOTELS®.

São parâmetros para estudar e comparar o mercado, detectar o número de hotéis e quem são os concorrentes diretos.

Buscando a liderança e a consolidação com a força de sua experiente equipe, a rede MINOR HOTELS® é sinônimo de credibilidade, profissionalismo e transparência em suas relações com todos os nossos investidores, fornecedores, clientes externos e internos.

Objetivamos o maior número de hotéis e pousadas que caracterizem pela sustentabilidade econômica de toda a rede de franquia, com forte presença em todo o Brasil e almejamos alcançar clientes em todos os segmentos que estivermos operando, seja o público turístico, corporativo, eventos, etc., desenvolvendo os mais modernos e inovadores tipos de serviços e muito mais.

Cada empresário de nossa rede de franquias será cuidadosamente selecionado e buscamos a certeza de que a oportunidade da franquia esteja de acordo com as suas metas e aspirações. Vislumbramos o negócio como um investimento de longo prazo, uma relação de benefícios mútuos, não uma simples oportunidade comercial.

Os investidores da MINOR HOTELS® serão altamente treinados e receberão mais  suporte e incentivos que qualquer outro sistema no mercado hoteleiro nacional. Inserida num mercado em constante mudança, a MINOR HOTELS® estará posicionando cada franqueado de uma forma que possa tirar vantagens dessas evoluções, através de pesquisas intensivas e constantes aprimoramentos.

O uso da marca MINOR HOTELS®

O planejamento ainda engloba o tipo de gestão, que deverá incluir a contratação de nossa bandeira hoteleira. Nossa participação na administração há um intercâmbio de informações e orientações da marca para que o empreendimento se adeque às características da bandeira. Além da administração da receita, despesas e estratégias de marketing, a expertise na administração, traremos o reconhecimento do público. Basicamente, existem três tipos de contratos com a rede MINOR HOTELS®.

Nos casos de autogestão, embora o dono do hotel seja o administrador, o mesmo poderá usar a marca de qualquer bandeira rede. O investidor paga uma taxa inicial, os royalties pelo uso da marca, em  valores regionalizados, em contrato de tres anos. Na compra de franquia da marca, há também tarifas de royalties sobre marketing e vendas, tarifas de utilização do sistema de gestão e de reservas efetivadas.

Outra opção será a gestão e a contratação da administração pela rede hoteleira, em que a empresa cobra duas tarifas, que é um percentual de 4.5% sobre a receita do hotel mais 2% percentual sobre o lucro. E por último há também o contrato de arrendamento, em que todo o risco passa a ser da rede hoteleira e esse arrendamento é um valor fixo negociável e mais um variável sobre o faturamento.

Projetos de Arquitetura

Com todos os parâmetros desenvolvidos, o projeto arquitetônico é um dos pontos-chave do processo e o que deve definir o sucesso de vendas do empreendimento. O projeto de um MINOR HOTELS® será desenvolvido em parceria estratégica por escritórios de arquitetura especializados em São Paulo. O mobiliário, por exemplo, ajudará a definir a ocupação do espaço já que a solução tem de estar muito integrada entre a arquitetura e a decoração que todos os quartos  e as áreas sociais terão. Outro ponto importante para o projeto é o conhecimento da logística de funcionamento, uma vez que os fluxos devem funcionar perfeitamente.

Há os fluxos de entrada e saída, de alimentos, de roupas sujas e limpas. Embora o plano de viabilidade do empreendimento dê as orientações necessárias e uma série de subsídios para o desenvolvimento do projeto, verificamos vários padrões, para a compreensão do funcionamento dos fluxos e operações para propor soluções de logística. Outro ponto importante será a tecnologia empregada.

Tradicionalmente os hotéis são pioneiros no uso de projetos complementares racionais e sistemas construtivos e materiais de acabamento de ponta que, dependendo da repercussão, posteriormente acabarão adotados em outros diversos empreendimentos da rede. As pesquisas que desenvolvemos indicam que muitos hóspedes preferem um hotel de menor tamanho, mais novo, a outros maiores e de maior padrão com tarifas equivalentes.

Sistema de Franquia Empresarial

SERVIÇOS DESENVOLVIDOS PELA MINOR HOTELS®

A MINOR HOTELS desenvolve projeto para o mercado de hotelaria com foco em Pousadas e Hotéis de pequeno e médio porte, visando o público turista assim como o de viagens de negócios.

O conceito é diferenciado desde a arquitetura até o treinamento da equipe, que oferece um serviço de hotel diferenciado.

Além disso existirão três categorias: MINOR Collection – superior, MINOR Select – Intermediário e BY MINOR que serão conversões de Hotéis e Pousadas já existentes.

Desta forma e com esse modelo de negócio procura atuar de forma eficiente no segmento de serviços o que motivou os sócios a pensar em sua expansão de forma sustentada.

Diante deste cenário, a proposta da Bittencourt Consultoria tem o objetivo de apresentar os serviços técnicos de consultoria empresarial, especializada em formatação e gestão de redes de negócios, para

desenvolvimento do sistema de franchising da MINOR HOTELS. 

 

Anos de atividade
0
Projetos hoteleiros e de serviços de consultoria empresarial atendidos
0
Projetos institucionais de turismo em todo o Brasil
0
Avaliações
0